sábado, 26 de setembro de 2009

10 coisas que o pai de primeira viagem deve saber

1. Quando tirar a fralda do bebê do sexo masculino, não fique com a boca aberta inclinado sobre o bebê fazendo caretas, (é sério!) é verdade que quando os meninos sentem um ar frio sobre o pequeno pênis eles soltam uma boa quantidade de urina, o que não tem gosto bom. Você deve também considerar em colocar uma fralda ou uma toalha em cima do pênis do bebê na hora em que tirar a fralda, ou a urina irá voar pelos ares e por um momento, você e seu filho ficarão olhando a altura que a urina irá alcançar até quando cair no rosto do bebê.

2. Não trabalhe com roteiros e projetos nos três dias depois que seu bebê nascer, há algo dentro de você que o informa que necessita fazer R$1 milhão agora mesmo e esse roteiro é o bilhete para o futuro da família. Isto é somente seu instinto troglodita de sobrevivência. Não esqueça que haverá uma abundância de tempo para que você trabalhe no seu projeto quando estiver conseguido dormir e o seu cérebro estiver funcionando normalmente.

3. Não volte para casa depois do seu primeiro dia de trabalho após o nascimento do bebê e diga “Caramba, que dia!”. Volte para casa e comente sobre o seu dia apenas depois de ouvir tudo sobre como foi o dia do bebê e da sua esposa, ainda que seja a coisa mais enfadonha que você possa imaginar. Afinal sua esposa teve que passar o dia inteiro com um bebê que ficou no colo a maior parte do tempo. Mesmo se ela já estiver trabalhando fora, pergunte sempre a esposa como foi o dia dela, o seu dia não interessa, você não entende que sua esposa teve que passar o dia inteiro longe do bebê?

4. Quando você e sua esposa sairem para jantar, deixando seu bebê com uma babá ou parente pela primeira vez, não pense que irão se divertir.

5. Não fique intimidado por senhoras mais velhas em shoppings ou até mesmo pelas ruas da cidade, elas virão até você com um sorriso no rosto enquanto você passeia orgulhosamente com o bebê, ela irá fazer com que você abaixe a guarda ao elogiar o bebê e em seguida quando você estiver perto de agradecer o elogio, ela irá dizer “você não acha que está muito frio para esse bebê estar vestido assim?”. Lembre-se que não há nada errado na forma como você está vestindo o seu bebê, no entanto, há algo errado com esta mulher, aquele tipo que passa as tardes vagando por aí procurando o que fazer.

6. Não deixe seu cão sozinho em casa com acesso a lixeiras cheias de fraldas sujas. Não é nenhum pouco bonito o que os cães fazem com fraldas sujas.

7. Não escute sua mãe nem sua sogra. Elas estão no mesmo time que recentemente teve uma reunião e decidiu que , tão capaz quanto você é como um ser humano, você não tem nenhuma idéia do que você faz quando tenta cuidar do bebê. Você é um homem, e necessita de ajuda. Precisa que alguém tire o bebê de você assim que começa a segurá-lo. Precisa que alguém te explique que o bebê precisa comer, ou como ferver o bico da mamadeira, ou como usar um microondas. Precisa que alguém fique olhando por detrás do seu ombro enquanto troca uma fralda. Mas o problema não é com você, é com elas. Elas não têm nada mais para fazer mais cedo ou mais tarde, sua esposa fará com que elas deixem sua casa.

8. Quando sua esposa o acorda no meio da noite e pergunta: A) “Você pode ver por que o bebê está chorando?” ou B) “Você quer fazer amor? … NUNCA RESPONDA: “Mas eu tenho que trabalhar de manhã”.

9. Você talvez esteja em um parque com sua esposa e seu recém-nascido. É um dia agradável, sua esposa decide alimentar o bebê dando uma mamadeiro ao invés do seio, então, uma mulher ou um homem vem em sua direção, senta-se no banco ao lado e diz: “Você sabe que deve amamentar. É muito mais saudável para o bebê”. Como foi decisão da sua esposa, naquele momento alimentar o bebê utilizando uma mamadeira, a melhor resposta seria: “Na realidade somos os tios do bebê, você ainda acha que ela deve amamentar o bebê”?

10. Não pense que você deve ser um Super Pai, antes de tudo, não importa o que você faça com o bê, ele sempre vai amar mais a mãe, não há nenhuma competiçãoSuper Pai não valem nada quando o bebê é pequeno, porque qualquer coisa que você faça será “formidável” será esquecido junto com as lembranças da infância, o bebê mal pode erguer a cabeça para enxerga-lo. Quando a criança crescer, e você continuar tentando ser o Super Pai ela ficará irritada com você e tentará distanciar-se. Tudo que você precisa fazer é estar presente e participando de sua vida o máximo de tempo possível. Segure o bebê quando quiser; alimente o bebê quando alguem (geralmente a esposa) mandar, sorria para o bebê quando tiver vontade. No final verá que tudo é realmente mais simples do que você imagina.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A gravidez de um pai

A gravidez de um pai

A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.

Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado. Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria...

E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma. Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável.

E um parto de pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém. E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele.

Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível. E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.

Letícia Thompson

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entendam um pouco mais sobre o exame de Ultra-som Morfológico

Ontem fui acompanhar a Gisella no tão temido exame de Ultra-som Morfológico. É a melhor sensação do mundo a hora em que o médico vira para os pais e diz: "Parabens, seu filho é muito saudável, fiquem tranquilos".

Bom, por conta desse exame, resolvi pesquisar e entender o que realmente é Ultra-som morfológica e sua real importância.

As próximas mamães meu conselho: Não deixem de fazer, pois esse exame é super importante para o acompanhamento do desenvolvimento de seus futuros filhos.

Abaixo uma matéria que explica um pouco sobre o exame.

Bjos a todos


"O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento..."



O que é o Ultra-som Morfológico?

O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.


Como é um Exame Morfológico?

Quando realizado no período entre 11-14 semanas, a via de acesso é preferencialmente via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal. Quando realizado no período entre 18-24 semanas, a via de acesso é via transabdominal, mas para a avaliação do colo uterino o exame é feito via transvaginal.

Por ser mais detalhado, o exame é mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).
Além disso, dependendo da fase em que é realizado, também são identificados os seguintes parâmetros:

Quando realizado no período entre 11-14 semanas é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional, a principal datação da gestação (que será utilizada como referência para toda a gestação) e o comprimento do feto (CCN).

E quando realizado no período entre 18-24 semanas, é realizada a Avaliação do Volume de Líquido Amniótico, do grau placentário e na Morfologia Fetal é analisado também o Trato Gastro-intestinal e a atividade e ritmo cardíaco.


Quando deve ser realizado?

O exame morfológico deve ser realizado, de preferência, no período entre 18-24 semanas. Mas a tendência atual é a realização de uma outra avaliação preliminar da estrutura fetal durante a realização da
translucência nucal no período de 11–14 semanas.


Quem deve fazer o exame?

As anomalias estruturais são muito raras entre os recém-nascidos, mas a ocorrência é maior em gestantes de baixo risco (sem qualquer história anterior), portanto, todas as mulheres devem realizar o exame, principalmente quando:

- A gestante tiver 35 anos ou mais.

- Existem históricos familiares de malformações e/ou alterações genéticas.

- Malformações ou alterações genéticas em gestações anteriores.

- A gestante possui doenças como diabetes.

- Há suspeita de infecções como rubéola, toxoplasmose, etc.

- Gestações múltiplas.

- O pai tiver 55 anos ou mais.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Entendendo um pouco sobre o desenvolvimento dos pés

E a saúde dos pés? Em que momento a gente deixa de olhar os pés dos nossos pequenos como uma “bisnaguinha” e passamos olhar com atenção o crescimento, desenvolvimentos e proteção para a saúde plena dos pés

Matéria enviada pelo colaborador do Blog Daniel Neves www.pedekids.com.br


Os membros do “Shoe Fitting Register” (entidade do Reino Unido) agem juntos e de forma independente para trocar informações, manter os padrões na fabricação e comunicar as informações sobre calçados corretos para manutenção da saúde dos pés educando autoridades, pais e filhos.

Para entender porque, este trabalho é importante, é necessário primeiro entender a vulnerabilidade do pé do jovem em crescimento.

O pé: da infância até a idade adulta.

Aproximadamente 18 anos são necessários para os pés de uma criança desenvolver-se plenamente.

No momento do nascimento o pé contém 22 ossos parcialmente desenvolvidos. Na idade escolar, este número aumentará para 45. Ao longo dos 13 a 14 anos muitos destes se fundirão para formar os 26 ossos que compõem o pé adulto maduro.

Enquanto a maioria dos pais reconhece a necessidade de sapatos de encaixe correto durante os primeiros anos de experiência no caminhar de uma criança, mas poucos percebem que os pés das crianças continuam vulneráveis aos erros de calçados mal concebidos, sem compromisso com qualidade e comprometem a saúde dos pés atravessando a idade escolar até a idade de 18 anos ou mais.

É um fato preocupante que muitas crianças sofrem de problemas nos pés por toda a sua adolescência, muitas vezes associada a problemas na montagem dos calçados.

No entanto, se os pais mantiverem a vigilância acompanhando desde bem jovens a formação dos pés dos filhos, a grande maioria dos problemas nos pés das crianças nunca vão acontecer.

Daí a importância de calçados confortáveis para os pés desde a mais tenra idade.

Os pés são formados além de ossos, fibras músculos, etc. principalmente de cartilagens que podem ser deformadas por problemas na montagem dos calçados.

Aos 2 anos a estrutura óssea está bem desenvolvida, mas ainda existem grandes lacunas entre os ossos.

Com 8 anos, a segunda parte da falange e metarso estão se formando. Este processo será visto até os 10 anos quando se fundem. Calçados mal ajustados podem afetar esse processo.

Os ossos estão agora completamente formados e endurecidos, com apenas pequenas diferenças entre eles.

Curiosidade!

Para transportar o corpo durante toda a vida, o pé humano precisa ser extremamente forte e sensível, firme, mas flexível.

Fonte: *Member of Society of Shoe Fitters