sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Hoje é dia de vacinação contra a poliomielite

Pais de crianças com até 5 anos devem levar os filhos a um dos 368 postos de vacinação neste sábado (19/9) para tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil.
A campanha será de apenas um dia. Os postos ficarão abertos das 8h às 17h. A primeira dose foi distribuída aos pequenos em 20 de junho deste ano. Na ocasião, 196 mil 230 foram imunizados. O alcance foi de 88%, quando a meta do Ministério de Saúde era alcançar 95% das 223.033 crianças do Distrito Federal. A meta desta segunda fase se mantém.
A chefe do núcleo de imunização da Secretaria de Saúde e coordenadora da campanha, Ana Maria Rocha, acredita que, como o último caso de poliomielite ocorreu em 1987, no DF, e em 1989, no país (Paraíba), as pessoas tenham esquecido da doença.
"Só que tem países, da África e da Ásia, como Paquistão, Afeganistão, Índia e Nigéria, em que a doença existe de forma endêmica. Se uma pessoa chegar desses países e a nossa cobertura for baixa, a doença pode voltar a se disseminar. É um risco e, por isso, precisamos conscientizar as pessoas", defendeu.
Ana Maria alerta que as crianças que não tomaram a primeira dose devem procurar os postos neste fim de semana. "A segunda é uma dose extra que geralmente ocorre em agosto, mas, com a nova gripe, o Ministério da Saúde resolveu adiar para que os postos estivessem mais bem organizados para atender a população", afirmou. A coordenadora da campanha ainda afirma que, caso alguma adulto nunca tenha tomado a dose, também deve se imunizar.



Alerta
Não devem ser vacinadas crianças que apresentarem infecção aguda. Os portadores de imunodepressão congênita – desordem do sistema imunológico caracterizada pela incapacidade de se estabelecer uma imunidade efetiva – ou imunodepressão adquirida – portadores de HIV, por exemplo – também não podem ser imunizados.

Transmissão
A forma mais comum da transmissão da doença é o contato direto, pessoa-pessoa, pelas vias fecal-oral e oral-oral. Como, por exemplo, ao falar, tossir e espirrar. O homem é o portador do vírus, que sai pelo intestino e contamina as fezes. Alimentos não higienizados e água contaminada são dois dos principais focos.

Sintomas
95% dos sintomas da doença aparecem nas crianças de forma não aparente. Elas não têm manifestações clínicas. 4% apresentam quadro de gripe, como febre, dor de cabeça e tosse. Apenas 1% dos contaminados apresentam o quadro mais grave, que é de paralisia flácida aguda, que acarreta a perda dos movimentos dos membros.

Campanha Nacional
A vacina contra a poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina.
Os bebês devem receber as doses aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. E, até os 5 anos, devem tomar anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação.
Cerca de 115 mil postos de vacinação serão espalhados em todo o país, com 350 mil pessoas trabalhando na campanha. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público-alvo nacional.

Clique aqui -> Confira a lista dos postos de vacinação que funcionarão no sábado



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

11 Mandamentos do Pai Nota 10

Preocupado com a educação de seus filhos? Abaixo algumas dicas para acompanhar o desenvolvimento escolar deles, afinal, quanto mais a família participa, mais a criança desenvolve seu potencial.

1 - Atualize-se e estude com seu filho.Ajude-o no dever de casa.
2 - Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?
3 - Dê exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.
4 - Leia para ele. Esse simples fato o incentivará a ler.
5 - Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento.
6 - Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.
7 - Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?
8 - Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.
9 - Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.
10 - Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços.
11 - Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.

domingo, 13 de setembro de 2009

Mitos da Paternidade!

Se você é como a maioria dos pais de primeira viajem, você provavelmente carrega silenciosamente dúvidas sobre o significado de ser pai. As idéias sobre o assunto que vêm à sua mente estão ligadas ao relacionamento que você teve com o seu pai, o que você lembra sobre ele na sua infância e também o que você ouve dizer por aí, entre amigos ou na TV.
Veja aqui alguns mitos que já foram regras mas que hoje estão totalmente ultrapassados.



Os sentimentos da mulher grávida estão acima de tudo:

A sua esposa está passando por uma fase que pode ser difícil, tantas mudanças em seu corpo que com certeza afetam sua mente e sentimentos. Você como pai tem ser um apoio, tem que tomar cuidado com o que fala, senão ela chora. Todos a volta querem dar atenção especial para a mulher mas ninguém está interessado com o que esteja acontecendo com o pai. Para os homens é fácil falar da alegria, da empolgação de ter um filho. Mas, se você só começa a tentar dizer o medo que sente, da preocupação se tudo vai dar certo e correr bem, ou que você também tem sentimentos e gostaria de um pouco de atenção, mesmo os amigos já te olham estranho. "Falar sobre sentimentos não é coisa para homem." Mas claro que é! Muitos homens não querem falar sobre os seus medos para não aborrecer ou entristecer a esposa mas não deveria ser assim. Vocês dois são um time e têm que conversar. Às vezes o que vocês dois estão sentindo são os mesmos sentimentos e, compartilhando a gente se fortalece juntos. Permita-se expressar tanto os seus medos como as suas alegrias.



Recém-nascidos não precisam dos pais:

Agora que seu filho nasceu e você vê essa conexão linda entre mãe e filho, especialmente a amamentação e, você chega à conclusão que ainda não está na hora de você entrar em cena. Você estará completamente errado se estiver pensando assim. Nunca é cedo demais para estabelecer o relacionamento entre pai e filho. Espere até que já tenha mamado, se ele mama no seio e, abrace-o e converse com ele, deixe ele sentir seu cheiro e adormecer em seus braços. E sua esposa pode também extrair leite para que você possa também alimentá-lo. Dar banho e trocar fraldas também são tarefas que o pai pode assumir não só para ajudar a mãe mas começar o relacionamento com seu filho.



Homens não sabem tomar conta de recém-nascidos:

essa é quase a maior mentira que já inventaram e o pior é que é incrível o número de pessoas que realmente acreditam nela. Muitos homens realmente acabam acreditando que não são capazes de segurar um neném e privam-se de estabelecer contato com seu filho desde os primeiros dias. E muitas mães também têm em mente que isso é verdade e temem em dar o neném nas mãos do pai.
Mas, assim como a mãe de primeira viagem pode aprender a segurar e cuidar do neném, o pai também pode aprender, não tem nada a ver com "instinto materno", basta querer. É a prática que leva à perfeição. Passando tempo com seu neném é que vai ajudá-lo a perceber suas necessidades e é gratificando quando a gente começa a entender o que ele gosta e quer.



O seu destino é ser como seu pai

È natural basear-se na sua própria experiência com seu pai ao pensar como vai ser com o seu filho. Mas essa é somente uma das influências que você teve em sua vida e não precisa necessariamente basear-se nela se não quiser. Às vezes o seu pai não foi exatamente o tipo de pai que você gostaria de ter. Tente lembrar o que você esperava do seu pai quando era pequeno e repasse para o seu filho, lembre-se de professores que você teve, ou tios, ou pais de amigos.
Na época de nossos pais, ser um bom pai estava diretamente relacionado com o fato de poder prover casa, comida e educação para sua família. Provavelmente nossos pais não passaram tanto tempo conosco como nós pretendemos passar com os nossos filhos mas, eles estavam fazendo o que era para a época considerado o melhor para os filhos. Não que hoje em dia não seja importante que o pai seja o principal provedor do lar mas tem que fazer muito mais que isso. E é um prazer.